Sobre

O Registro Civil das Pessoas Naturais do 3º Subdistrito de Campinas, foi instalado no ano de 1934 na cidade, de acordo com o Decreto Lei nº 6570 de 13/07/1934.

O cartório presta serviços para a maior região da cidade de Campinas, procurando dar agilidade e segurança aos atos praticados. A unidade lavra os registros de nascimento e óbito e também habilita os casamentos da circunscrição geográfica que lhe compete e celebra os matrimônios. Atos variados, tais como apostilamento de Haia, procedimentos de retificações de registros, filiação socioafetiva, transgênero, dentre outros são processados e devidamente qualificados na serventia. Os atos de atribuição notarial também são praticados com dedicação pela equipe do balcão, que lavra procurações públicas, faz autenticação de documentos e reconhecimento de firmas. A emissão do certificado digital em parceria com a Arpen e uma das maiores certificadoras do país, CertSign, também é serviço ofertado no 3º RCPN Campinas.

A unidade busca inovação constante e a prática dos atos eletrônicos cresce a cada dia, com criação de equipe treinada no uso das plataformas nacionais do e-notariado (procurações eletrônicas, certificados notarizados, assinaturas eletrônicas de documentos, autenticação e reconhecimento de firmas de documentos eletrônicos) e do registrocivil.org.br (segundas vias de certidões de estado civil). O uso das plataformas visa facilitar a rotina dos clientes, que podem otimizar seu tempo, evitando deslocamentos desnecessários para prática dos atos.

A busca pelo aperfeiçoamento dos serviços, com redução de prazos de entrega, objetivando uma maior satisfação dos clientes é a grande missão da equipe do cartório.

Bairros Atendidos

Confira nos links a seguir as tabelas de preço para os serviços efetuados pelo 3º Registro Civil de Campinas:

AVISO: O valor total do casamento não esta incluso o valor do edital de proclamas (R$ 13,45)

Mais Serviços

Clique sobre o serviço para mais informações

Casamentos

Saiba Mais

Registro de Óbitos

Saiba mais

Apostila de Haia

Acesse aqui

Procedimentos

Saiba Mais

Registro de Nascimento

Saiba Mais

Procurações

Saiba mais

Abertura de Cartão de Assinatura

saiba mais

Atos Eletrônicos

Saiba mais

Perguntas Frequentes

A certidão impressa é um documento carimbado e timbrado em papel oficial, com o conteúdo registrado e lavrado em um livro e depositado aos cuidados de um cartório de Registro Civil.

A certidão digital é um arquivo em formato PDF, assinado digitalmente com o certificado digital do cartório. É uma imagem fiel da certidão em papel e com a mesma validade legal, porém, não pode ser utilizada na forma impressa em um papel comum A4. Nos casos em que seja necessário imprimir a certidão digital, existe a possibilidade de levar o documento ao cartório de registro civil para que através do CRC NACIONAL (Central de Informações do Registro Civil) o cartório transforme o documento digital em uma certidão impressa em papel moeda. Vale lembrar que este processo de materialização é pago diretamente ao cartório e apenas é possível materializar dentro do prazo de até 30 dias a partir da data da emissão da certidão eletrônica.

O reconhecimento com valor econômico é feito na grande maioria dos documentos. Sempre que há alguma expressão monetária, transferência de valores, pagamento de taxas etc.

A firma é considerada sem valor econômico, por exemplo, em uma declaração de residência, documento de entrada de CNPJ.

A firma por autenticidade é feita com a presença da pessoa que vai ter sua assinatura reconhecida. Ela deve ir ao Cartório, identificar-se e assinar um livro de comparecimento. Essa modalidade de reconhecimento de firma é exigida em alguns casos. O exemplo mais comum é a transferência de veículos no DUT.

Você só é obrigado a ir se ainda não tiver firma aberta, se a assinatura aposta no documento não conferir com a cadastrada em sua firma, ou se for fazer reconhecimento de firma na modalidade “autenticidade”. Caso contrário, pode enviar um portador.

Autenticação de cópia é o instrumento público mediante o qual o tabelião de notas, seu substituto ou escrevente declara, após conferência com o original, ser fiel e integral à cópia de documento original que o interessado lhe trouxer para esse fim.

 

Fique atento: é vedada a autenticação de documento que esteja plastificado, danificado ou que possua rasura que comprometa sua integridade.

 

Não será autenticada cópia de outra cópia reprográfica, mesmo que autenticada, exceto as cópias ou os conjuntos de cópias reprográficas que, conferidos pela própria autoridade ou repartição pública detentora dos originais, constituam documento com valor de original, tais como: cartas de ordem, de sentença, de arrematação, de adjudicação, formais de partilha, boletins de ocorrência, certidões positivas de registros públicos e de protestos e certidões das Juntas Comerciais.

 

A 1ª via de uma certidão é expedida apenas quando se é registrado o nascimento, casamento ou óbito, e o cidadão consegue fazê-la somente no cartório. Após o cartório realizar o procedimento, é entregue ao cidadão o documento que comprova o registro. Este documento é a primeira certidão.

Caso o cidadão necessite de uma nova cópia oficial da certidão, pode-se solicitar uma 2ª via deste documento diretamente no cartório de registro, ou por outro Cartório de Registro Civil, através do CRC Nacional

Os tipos de casamento civil são:

  • Casamento em cartório, quando a cerimônia é realizada nas dependências da serventia;
  • Casamento em diligência, quando a cerimônia é realizada fora do cartório, onde o Juiz de Paz competente deve se deslocar ao local da cerimônia;
  • Casamento religioso com efeito civil, quando a cerimônia é celebrada fora do cartório por uma autoridade religiosa e os noivos recebem um termo de casamento, que precisa ser levado ao cartório em 90 dias para obtenção da certidão de casamento.